
Em 18/02/2002, entrei na polícia militar e, dentre as unidades que trabalhei, tive a oportunidade te trabalhar no DETRAN-SP, mais precisamente na então Divisão de Educação para o Trânsito.
Advogado; Especialista em Direito de Trânsito; Proprietário e Professor da Empresa Trânsito na Prática; Ex-Integrante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB/SP – 110ª Subseção em São Miguel Paulista e Palestrante da Comissão de Cultura e Eventos da OAB/SP.
Em 18/02/2002, entrei na polícia militar e, dentre as unidades que trabalhei, tive a oportunidade te trabalhar no DETRAN-SP, mais precisamente na então Divisão de Educação para o Trânsito.
Ainda na PMESP, com o interesse de aprender e aperfeiçoar ainda mais meu conhecimento sobre a então Legislação de Trânsito, decidi fazer a Faculdade de Direito.
E no segundo ano da faculdade, já tinha tudo planejado na minha mente: investir na carreira de advogado, abrindo meu próprio escritório (Santos Advocacia – Assessoria Jurídica Especializada).
Finalizando o 3º ano da faculdade, decidi começar a trilhar efetivamente minha vida na carreira jurídica, e troquei a Polícia Militar (instituição que tenho muito orgulho de ter pertencido) por uma vaga de estágio, assim teria contato direto na área, o que me traria muita experiência na prática.
Em dezembro de 2011, me formei e, no semestre seguinte conquistei minha Carteira da OAB, iniciando minha trajetória na advocacia.
Nasce então o meu escritório: Santos Advocacia – Assessoria Jurídica Especializada, da forma que havia planejado!
Nessa época (2012 à 2014), no calor de conhecer e atuar em outras ramos do direito (tanto é que tenho duas pós em áreas diversas), tentei “abandonar” o trânsito, mas “ele (o trânsito) não me abandonou!
Sempre aparecia alguém com um recurso de multa ou uma CNH para ser regularizada e meu anonimato (no Direito de Trânsito) não durou muito tempo.
Já em 2016, focando minha advocacia no Direito de Trânsito, defendendo os interesses dos condutores, fui convidado para ministrar alguns cursos e palestras na instituição que me pós graduei (Faculdade LEGALE), desta vez com a missão de ajudar advogados a atuar no Direito de Trânsito, um mercado super escasso de profissionais (realmente competentes).
Na verdade, tive o privilégio de implantar a matéria naquela instituição. Fui o primeiro professor a ministrar cursos nessa área por lá, e hoje tenho a satisfação de ter deixado um legado, inclusive com uma pós graduação em Direito de Trânsito estabelecida naquela instituição.
Concomitantemente, recebi convite de outra instituição para ministrar aulas cursos de formação e atualização de agentes de trânsito (conheci de perto e treinei os agentes de cerca de 30 municípios do Estado de São Paulo, o que me trouxe ainda mais
Voltando à faculdade legale, surgiram então inúmeros cursos relacionados à regularização de CNH, chegando ao ponto de ministrar treinamento para uma das maiores assessorias do seguimento de regularização de CNH.
Com o tempo muitos alunos queriam se aperfeiçoar ainda mais e me questionavam sobre a propositura de cursos avançados, foi quando em 2018 veio a ideia de montar cursos de forma independente, nascendo então, em agosto de 2018 o Trânsito na Prática.
Foram vários cursos ministrados de forma presencial, com alunos de várias regiões do Brasil, tais como: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato grosso, Rio Grande de Sul, Santa Catarina.
A história do TnP e a minha carreira como docente foi crescendo junto com a carreira e sucesso profissional dos meus alunos. O sucesso estava estampado nos meus alunos, inclusive alguns sendo reconhecidos como verdadeiros especialistas na área.
Ainda em 2019, fui convidado para fazer parte do caderno de palestrante da OAB/SP, ministrando dezenas de palestras à advocacia paulista. Recebi inclusive, láurea de mérito pelas palestras proferidas! (Veja alguns vídeos abaixo)
Atualmente, alguns alunos da família TnP ocupam o cargo de Presidente de Comissão de Direito de Trânsito nas Subseções da OAB onde são inscritos; tenho conhecimento de que também tenho dois alunos ocupando cardo de chefia no órgão de trânsito de suas cidades.
2019 chegou e naquela época já estava no auge da minha carreira como docente, mas 2020 nos trouxe algo inimaginável, a PANDEMIA, impossibilitando meus eventos presenciais, e para poder continuar ajudando nossa Família TnP (é assim que nos consideramos, uma verdadeira família), me esforcei muito para entrar no mundo digital.
Foram dezenas de LIVES e distribuição de muito conteúdo (sempre digo que dou de graça aquilo que todos os outros do mercado cobram), surgindo então o primeiro Curso EAD.
De lá em diante continuamos com a distribuição de conteúdo, cursos, imersões, e-books, sempre atualizando os profissionais atuantes no Direito de trânsito que atuam em defesa do motorista.
Os alunos mais avançados do TnP se tornaram mentorados. Sim, temos um programa de educação continuada através de mentoria, onde eles têm a minha visão no negócio deles e possibilidades de aumentar significativamente seus faturamentos.
O sucesso profissional trouxe também os “haters”, os quais diziam que eu ensinava os advogados a defender quem cometia infrações de trânsito, mas eles (haters) sempre eram derrubados com a mais pura verdade: não defendemos infratores, mas sim a legalidade do ato.
Todo condutor tem o direito de se defender, inclusive quanto às fiscalizações e penalidades injustas.